Agora sim... Yes. We Can!
Falando em termos globais, vivemos numa época em que tudo indica que iremos passar por grandes transformações quanto a nosso sistema produtivo, modelo econômico, relações políticas e nos demais segmentos que constroem nossa vida em sociedade. Uma das áreas que, consequentemente, se desenvolverá de forma notável é a da gestão pública.
Aproveitando o gancho, pontualmente, quero tratar neste artigo da necessidade da implantação de métodos mais eficientes para o gerenciamento das cidades que possibilitem, inclusive, que o cidadão participe mais ativamente das decisões tomadas em sua comunidade.
Há pouco tempo tive o privilégio de atuar na construção de uma ferramenta tecnológica que vai ao encontro desses anseios citados. Trata-se do Cidade Reclama, que é um site/portal que possibilita a qualquer usuário, do mundo todo, marcar num mapa problemas urbanos que tenha conhecimento. Exemplo: uma falha na pavimentação, falta de iluminação pública, falta de manutenção em praças e por aí vai. A ferramenta criada contribui para a extinção de métodos antigos e ultrapassados de ouvidoria, acionados pessoalmente ou por telefone, gerando protocolos e mais protocolos que se perdem em meio à burocracia, quase sempre sem resultado na resolução do problema do cidadão.
O portal Cidade Reclama está sendo desenvolvido pela Princi Agência Web por meio de colaboradores que se empenharam nesse projeto de forma muito entusiasmada, sendo uma das primeiras tecnologias no mundo referente à utilização da internet como forma de favorecer a cidadania no modelo proposto pelo projeto.
Acredito, assim como os demais colaboradores, que a criação do site pode, de alguma forma, também incentivar outras iniciativas como essa, de modo que, juntas, promovam uma revolução no modo de pensar o exercício da cidadania no século XXI, em que novas tecnologias deverão ser adotadas amplamente nas mais variadas instâncias do serviço público, das mais diversas formas, tanto no Brasil como pelo mundo afora.
Outro aspecto positivo do Cidade Reclama é o fato de que, ao contrário dos métodos tradicionais, as queixas de um indivíduo ficam expostas para todos os demais membros da rede, o que não aconteceria numa reclamação feita via telefone, por exemplo. Assim, todos de uma determinada região, ao consultarem o site, terão maior noção de seus problemas comuns, fazendo com que essa reclamação possa ganhar o peso de uma causa, resgatando o conceito de comunidade, atualmente tão esquecido. Isso sem contar que uma queixa exposta ganha enorme visibilidade, pressionando os órgãos públicos encarregados a tomar medidas rapidamente para solucionar a questão. O site também apresentará as percentagens de problemas resolvidos, em quais áreas as respostas às queixas têm sido mais rápidas e até a localização onde um tipo específi co de problema ocorre com maior frequência. Antes, essas informações fi cavam circunscritas às esferas de administração pública, mas, a partir de agora, estarão disponíveis para os cidadãos.
Como puderam ver nesta breve abordagem, fica evidente o clamor das pessoas por novas formas de participação democrática e cada vez mais vão aparecendo boas ideias, como a que integrei no processo de elaboração, além de muitas outras que vêm sendo concebidas no dia a dia. Logo, os gestores públicos, em seus diversos níveis, devem abrir os olhos para essas tendências, a fi m de incorporá-las à estruturas de gestão sobre as quais exercem comando, de modo a modernizarem suas ações administrativas e tornarem as políticas públicas adotadas mais efi cazes e sincronizadas com as carências populares, atualmente expostas, em grande parte, na internet.
• Visite o site do projeto: www.cidadereclama.com.br
Cristovan Grazina
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